• Ana Stier

#Intercâmbio - Reino Unido - Parte 3

Atualizado: Jun 24




O nosso último post do passeio pelo Reino Unido será por 3 destinos da Inglaterra, vem comigo viajante!



Worthing



Fazer um intercâmbio em Worthing é ter o tipo de experiência que eu considero perfeita. Cidade litorânea, localizada no sul da Inglaterra, com muitas opções de entretenimento ao ar livre e um local onde os nativos respiram a cultura. Para quem sonha em fazer uma imersão longe das metrópoles e perto da natureza, então Worthing pode ser uma ótima opção.


Eu já falei algumas vezes sobre isso, mas acho importante sempre repetir. Muitos estudantes ainda acreditam que fazer um intercâmbio em uma cidade pequena não dá resultado. Viajante, fugir das grandes cidades é a melhor coisa que você pode fazer pela sua viagem. Isso não quer dizer que eu não tenha gostado dos meus intercâmbios que fiz nas cidades grandes, mas é muito diferente. Quando estamos numa comunidade menor, vivenciamos muito mais a cultura daquele lugar. Nos envolvemos mais com os nativos e por fim nos inserimos com mais facilidade na rotina e isso com toda certeza faz com que o nosso aprendizado do idioma dê um salto.


Além do mais a chance de você encontrar outros brasileiros em uma cidade pequena é bem menor. Eu sei que muitas vezes a ideia de estar sozinho em outra parte do mundo pode causar um pouco de insegurança e medo, ainda mais quando se trata de um lugar onde não é tão conhecido como Worthing. Eu também já me senti assim, porém quando voltei do meu primeiro intercâmbio eu desejava que todos pudessem ter essa experiência na vida.


Nada te traz mais a sensação de liberdade do que saber que você consegue se virar (mesmo com os perrengues) em qualquer parte do mundo. Fazer uma imersão é sair da nossa zona de conforto e se abrir para o desconhecido. Se você sente que ainda tem algumas inseguranças com a sua viagem, você pode conversar com um dos mentores que foram treinados por mim.


A assessoria de intercâmbio que criei com muito carinho, foi idealizada pensando também nas experiências que vivi quando peguei minha mochila e fui viajar o mundo em busca de lugares em que as pessoas pudessem fazer seu intercâmbio sem medo, com total segurança, aprender o idioma em uma escola confiável que realmente se preocupa com o aluno e unir tudo isso a uma transformação na sua vida. Por isso é muito importante conversar com outras pessoas que já viveram essa experiência e que consigam te auxiliar e olhar para as suas necessidades. Aproveita e confere no meu site onde eu explico bem certinho sobre a assessoria de intercâmbio. Lá tem o passo a passo de como você pode se inscrever https://www.anastier.com/assessoria-de-intercambio


A cidade de Worthing atende um pouco de cada perfil e tem entretenimento para todos os gostos: museus, praia, parques e jardins, teatro e cinema, fazendas e tem o Worthing Pier que também é um dos lugares com uma super conexão com a natureza e um dos mais visitados. Sua população é de um pouco mais de 112.000 habitantes e apesar de ser uma das cidades mais antigas da costa Oeste, tem a população mais jovem, ou seja, a cidade é também referência para intercambistas e quem vai vai à Worthing se apaixona e muitas vezes acaba escolhendo a cidade para se viver.


A escola que eu escolhi para você estudar oferece mais de 5 tipos de cursos de Inglês, além do preparatório para exames, intensivos e grupos de estudos individuais. A unidade também te auxilia em todo o processo de acomodação, caso precisar. São muitas vantagens, mas o que me chamou a atenção foi a quantidade de atividade extra sala de aula que eles oferecem:

  • Passeio gratuito no primeiro dia para se familiarizar com a cidade

  • Visitas a galerias de arte e museus

  • City tours com atrações culturais e um passado histórico interessante

  • Excursões aos sábados, domingos ou fins de semana para entender melhor a vida e a história do país que você visita.

  • Sessões de cinema à tarde - se você quiser relaxar

  • Concursos

  • Visitas a lugares históricos e típicos

  • Boliche

As atividades noturnas:

  • Festas de estudantes

  • Noites tradicionais de pub

  • Karaoke

  • Jantares e degustação de pratos internacionais

  • Churrascos

E no verão, a escola também organiza excursões todos os sábados para lugares como Portsmouth, Londres e Winchester.

E agora que você conheceu um pouco mais sobre a cidade de Worthing e a escola que escolhi para o seu intercâmbio, já pode começar a preparar as malas!!


Leeds





Ainda viajando pelo interior da Inglaterra, seja bem vindo à cidade de Leeds!


Se você pesquisar qualquer coisa sobre a cidade de Leeds vai entender porque escolhi uma das melhores escolas de idioma do mundo nesta região. Leeds é o aconchego em forma de cidade, as construções originais te levam à história do local. Em Leeds você pode sentir o gostinho de viver na Inglaterra, porém longe do tumulto e com muito mais qualidade de vida.



A cidade atrai muitos intercambistas, turistas e mochileiros, Leeds é famosa pelas suas Universidades e também por ter o custo de vida baixo comparando com as outras cidades do interior da Inglaterra. A moeda local é a libra esterlina e 1 real brasileiro equivale aproximadamente 0,14 centavos. Isso significa que os intercambistas têm muitas vantagens quando optam por estudar em Leeds. A cidade abriga milhares de estudantes que também sonham em continuar os estudos nas Universidades e quem sabe viver no interior da Inglaterra.



Viajante, se você adora um agito tem que saber que a vida noturna é bem agitada, são inúmeros pubs e baladas espalhados pela região. Se você faz o perfil mais reservado sem muita badalação, vai encontrar infinitas opções de restaurantes com referência de até 130 nacionalidades. Os eventos esportivos, festivais, centros comerciais também são muito fortes na região. Eu entendo que a maioria dos intercambistas viajam com o dinheiro contadinho, mas se você optar em fazer intercâmbio em Leeds pode separar um pouco das suas economias para se esbaldar nas compras porque o centro da cidade é considerado o paraíso do consumo.




Já que o objetivo da grande maioria dos intercambistas é aprender um novo idioma, eu recomendo que você tenha contato de perto com a cultura da cidade. Não se prenda apenas à sala de aula, mas aproveite que o lugar tem tantas opções de lazer e pontos turísticos para treinar o que você aprende na escola. Você pode conhecer o Museu da Cidade que é tão rico em acervo e histórias de Leeds. O Royal Armouries Museum que reúne mais de 8500 objetos. Vá à partidas de futebol ou críquete - esporte local - com seus amigos nativos. Aproveite os festivais de música que a cidade oferece no verão, existem muitas opções gratuitas. Você pode também reservar alguns dias da sua estadia e vivenciar a rotina dos loiners, vá à padaria, banco, supermercado, se puder escolher, opte em se acomodar em casa de família, enfim, tenha o máximo contato possível com a cultura.


Dentro da escola que eu escolhi você também tem tudo o que precisa para fazer valer a pena cada centavo do seu intercâmbio e voltar para o Brasil fluente. Aliás, muitas pessoas me questionam sobre o tempo mínimo de uma imersão. Na verdade isso só depende de você e do seu comprometimento em aprender o idioma.


Você pode optar em fazer um intercâmbio de 2 semanas e voltar fluente, tudo depende da sua disciplina com os estudos. Muitas pessoas acabam escolhendo fazer uma imersão em escolas e lugares com muitos brasileiros por exemplo e voltam com o básico da língua. Esse é um dos motivos que não recomendo você a fechar seu intercâmbio com agência. Geralmente, eles estão mais interessados no seu dinheiro do que te proporcionar uma imersão completa, que na minha opinião é a possibilidade do aprendizado da língua + transformação pessoal.


A programação do intercâmbio começa com escolhas mais assertivas, afinal, investimos nosso precioso tempo e dinheiro. No começo deste post eu falei sobre a minha assessoria de intercâmbio, acessa o link que eu disponibilizei explicando tudo como funciona a assessoria com os mentores que foram treinados por mim: https://www.anastier.com/assessoria-de-intercambio


A escola de idioma de Leeds é um lindo prédio no estilo georgiano e fica bem no centro da cidade, ponto super positivo pois você está próximo de restaurantes, lojas, pontos de ônibus, bancos, etc. As instalações disponíveis da unidade ganharam uma nova cara depois da reforma na escola. Agora são 11 salas de aula (20 no verão), computadores em 6 delas, tv em todas as salas, biblioteca, sala de computadores, sala de recreação para os alunos interagirem nos momentos vagos, mais de 10 tipos de cursos, cursos para jovens, especialização de professores, preparatório para exames (IELTS, OET, Qualificação em Inglês de Cambridge, …) acomodação em casa de família, acomodação na residência da própria escola que já inclui cama, mesa, escrivaninha, guarda roupa, UFA! É muita coisa.


Quando eu digo que todos os detalhes contam dentro e fora da escola é porque eu já vivi essa experiência e sei que faz toda diferença, então usufruam de tudo o que a cidade e a escola oferecem.



Harrogate

Seguimos para o nosso último destino da Inglaterra: Harrogate


Harrogate é uma das cidades mais simpáticas que eu já vi na Inglaterra. Sabe aquela sensação de estar dentro de um filme? É exatamente assim que nos sentimos andando pelas ruas da cidade. Harrogate tem o estilo mais reservado e está muito longe de ser badalada com outras regiões do Reino Unido.


É uma cidade de estilo vitoriano, de muitos significados e que esconde muitos tesouros, como o Valley Gardens por exemplo que mais parece que estamos no céu. Seguindo para o distrito rural existe uma área de belezas naturais que é simplesmente impossível descrever em palavras. Este lugar tem atraído cada vez mais turistas do mundo todo que buscam por uma região tranquila porém bem estruturada.


Por ser uma cidade pequena, os nativos são extremamente hospitaleiros e amam receber estudantes de cada canto do mundo. Aliás, na escola que eu escolhi para o seu intercâmbio o mix de nacionalidade em sala de aula é grande. Isso é maravilhoso porque a chance de você estudar com outros brasileiros na mesma turma é quase impossível.


Para mim, estudar em escolas assim é perfeito pois você sente que a prioridade é o aluno e seu aprendizado. O número de alunos na mesma sala também é algo relevante, média de 6 por turma, quanto menos intercambistas mais individualizado será a relação entre professor e aluno. As aulas são muito dinâmicas e os professores que têm qualificação de ensino reconhecida pela ACELS, se preocupam em fazer da aula e do aprendizado um momento divertido e descontraído. Até gramática pode ser gostoso de aprender com as técnicas desses profissionais.


As instalações estão divididas em 8 salas de aula modernas, máximo 9 alunos por turma, biblioteca com inúmeros materiais de pesquisa, sala de estudos com computadores, acomodação integral (sim, a escola também pode te auxiliar com este serviço). Já são mais de 30 anos de experiência, atendendo alunos do mundo todo.


Os valores variam muito, mas é possível fazer um curso de Inglês Geral, de duas semanas pagando £400. Não se esqueçam do que eu disse ali em cima, às vezes deixar seu intercâmbio na mão de agência pode não ser a melhor coisa a se fazer pois as informações que chegarão até você sobre a escola por exemplo são muito limitadas. Quando você opta em fazer um intercâmbio com a minha assessoria você tem a liberdade de fazer o contato e até negociar diretamente com a escola que eu selecionei.



Sobre o visto


Não é necessário visto para estudante dentro do período de 90 dias. Caso seu intercâmbio ultrapasse este período a própria escola se encarrega da renovação.


Viajante, espero que tenha gostado das opções de intercâmbio na Inglaterra. Nos vemos no próximo destino.

Aproveite para preencher o formulário para concorrer a uma mentoria com a minha assessoria.

IR PARA FORMULÁRIO


Namastê

Ana S.




  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto