• Ana Stier

#Intercâmbio - Reino Unido - Parte 2

Atualizado: Jun 24




Continuando a falar sobre as melhores escolas escolhidas, vou te mostrar nesse post mais dois destinos. Oxfod na Inglaterra será o primeiro!


Essa cidade é um verdadeiro encanto, cheia de cultura, histórias, famosa por abrigar as universidades mais antigas do mundo, como a Oxford University fundada em 1090. Atualmente é considerada a 4ª universidade mais renomada do mundo e totaliza 24 mil alunos sendo 43% deles estudantes internacionais.


Esse já é um dos motivos mais que compreensível quando os intercambistas optam em fazer sua imersão em Oxford. Muitos deles sonham e planejam em dar continuidade no estudo e ingressar em uma das faculdades da cidade depois de terminar seu programa de intercâmbio. Você pode ingressar na universidade de Oxford pelo método tradicional apresentação de documentos necessários, carta de recomendação, avaliação com a banca examinadora, etc) ou também através dos diversos programas de bolsas de estudos que a universidade oferece.


Oxford é a típica cidade histórica que através do seu estilo medieval com um pequeno toque gótico diz muito sobre suas origens. Seus 800 anos de vida estão representados em cada pedacinho do local e esse é um também um dos charmes que encantam não só turistas mas também aos estudantes do mundo todo, razão pela qual hoje é considerada uma das cidades universitárias mais desejada pelos estudantes.


É aquela sensação de estar dentro de um filme, sabe? Parece que tudo ao redor é cinematográfico. É simplesmente maravilhoso! Apesar de parecer meio pacata, Oxford tem várias opções de pubs, restaurantes, baladas e a vida noturna pode ser bem movimentada considerando a quantidade de estudantes na cidade.


A escola que eu escolhi para você estudar em Oxford segue as características da arquitetura medieval, é uma escola compacta que dispõe de 10 turmas (15 no verão) de no máximo 9 alunos por classe, isso significa que você poderá ter um contato com o professor quase que individualizado. A instituição conta ainda com uma biblioteca para uso exclusivo dos alunos, sala de informática, sala de jogos, cozinha compartilhada e um jardim inglês ideal para os alunos se encontrarem, interagirem entre si, aprenderem sobre a cultura uns dos outros, treinarem o idioma e até fazerem festas de verão.


Os cursos são destinados a adultos, jovens e sêniors (50+). A escola oferece dos mais diversos tipos de programas: Inglês para negócios (turmas ou individuais), curso intensivo, curso de inglês geral, cursos para testes de proficiência entre outras opções. O bacana é que os professores possuem qualificação de ensino reconhecida pela ACELS e são escolhidos para atuar na unidade não somente pela sua experiência, mas também pela desenvoltura e criatividade em sala de aula.


Para finalizar, sua estadia por Oxford pode ser ainda mais enriquecedora se hospedando nas acomodações que a escola oferece: casas de família que fica muito próximo a escola onde pode abrigar até 4 estudantes por vez e que também inclui café da manhã e jantar todos os dias.


Já imaginou poder estudar numa cidade que é referência em educação e além do mais investe no aluno e possui uma infraestrutura impecável para recebê-los? Não foi a toa em que escolhi a dedo a melhor escola para que você pudesse viver essa experiência e transformação na sua vida.


Cardiff (País de Gales)




Ainda em nossa expedição pela Inglaterra quero compartilhar com você viajante, um pouco sobre a cidade de Cardiff que fica na costa sul do país de gales. Eu também escolhi a escola de idioma em Cardiff porque acredito que aprender a língua em uma cidade menor e não tão badalada como Londres por exemplo, pode ser super produtivo, sem contar que eu também adoro cidades históricas em que o aluno pode agregar seu intercâmbio com muita

cultura local.


Esse é também uma das dúvidas que sempre recebo de intercambistas que estão se reparando para sua imersão. Será que fazer intercâmbio em uma cidade menor da resultado? Sim e MUITO resultado e digo isso por vários motivos, mas o que eu considero mais importante é o fato de você estar super imerso à cultura local pois nas cidades menores os nativos vivem essa realidade com muito mais intensidade e como sempre digo, a chance de você conviver ou esbarrar em brasileiros é muito menor.


Mesmo assim se você ainda estiver com dúvidas com relação a esse assunto (ou qualquer outro assunto) você pode participar da minha assessoria de intercâmbio onde os mentores que foram treinados por mim vão te auxiliar com muito mais detalhes. Se te interessar, tem um material na minha página do site explicando como funciona a minha assessoria tim tim por tim tim, vou deixar aqui pra você https://www.anastier.com/assessoria-de-intercambio

Voltando a falar de Cardiff, atualmente abriga mais de 320.000 de habitantes, é uma cidade portuária que foi muito forte na exportação de carvão. Se você conhecer o Pierhad Building onde fica a Baía de Cardiff vai perceber que tudo ao redor foi construído pensando nos navios que chegavam e partiam e também nos turistas que desembarcavam para passear. Agora, depois de revitalizado, o local virou um ponto turístico lotado de restaurantes, lojas de souvenirs, barraquinhas de artesanatos, bares e cafés. O Pierhad Building que foi construído em 1897 se tornou também um centro de eventos e por ser muito parecido com o famoso Big Ben de Londres, ele também leva o apelido carinhoso de baby big ben.

A 10º maior cidade do Reino Unido tem dois idiomas: o inglês e o galês, porém a segunda língua leva a fama de ser extremamente complexa de aprender. Mas é possível, nada que um intensivo na cidade de Cardiff não possa te ajudar, afinal 20% da população ainda fala este idioma. A título de curiosidade, as letras K Q V e Z não existem no alfabeto galês. Interessante não é mesmo? Por isso eu amo estudar idioma.


Para quem pensa em estudar em Cardiff pode aproveitar e dar uma esticadinha até Londres nas horas de lazer, pois de trem a cidade do verdadeiro Big Ben fica apenas 2 horas dali. Ou você pode optar também em curtir os lindos parques e jardins espalhados pelos cantinhos da cidade. O Bute Park por exemplo é um dos mais conhecidos e visitados, sua extensão equivale a 75 campos de futebol e lá acontecem vários eventos a céu aberto e gratuitos. Aliás, esses são os típicos passeios em que geralmente os alunos da escola que escolhi se reúnem para fazer juntos.


Outro point bem movimentado são as galerias. Elas estão por toda parte da cidade com muitas opções de lojas para todos os tipos de bolsos. Vale a pena conhecer também. Como eu disse, nas minhas experiências de intercâmbio é impossível não fazer amigos na escola e idioma e conhecer a cidade com eles. É uma troca de experiência incrível e muito comum entre os intercambistas.


As turmas são bem reduzidas e com mix na nacionalidade maravilhoso, você pode estudar tranquilo sem se preocupar em dividir a turma com outros brasileiros e isso acabar atrapalhando seu aprendizado.


Outro ponto positivo na escola de Cardiff é a flexibilidade quanto às aulas, ou seja, você pode fazer o seu próprio horário de acordo com as suas necessidades. As turmas da manhã ou da tarde são divididas em 15, 21 ou 30 horas e você pode até optar em fazer o curso básico em um período e o geral em outro período. Com toda certeza esse formato daria um super upgrade no aprendizado do idioma.


Essa escola de inglês também me conquistou pois ela oferece programas de ensino para os

profissionais que já atuam no mercado como professores da língua, isto é, destinam 3 tipos de curso com o foco em melhorar as habilidades desses profissionais no idioma. Além do mais auxiliam os alunos que se interessam em continuar os estudos no Reino Unido com o objetivo de ingressar na faculdade.


A escola também pode cuidar de toda a sua acomodação considerando o estilo de vida que deseja ter e suas necessidades. Você pode optar pela casa de família - vocês já sabem que eu super indico esse tipo de acomodação pois é a melhor maneira de treinar seu inglês fora da sala de aula e ainda vivenciar a cultura local no seu dia a dia.


Mas também você pode preferir pela residência da própria escola que fica a 15 minutos a pé da instituição. Ou você pode optar pelo hostel se sua permanência na cidade for curta (nossos intercâmbios podem ser a partir de 2 semanas). O hostel fica no centro da cidade, próximo a pontos turísticos, lojas, restaurantes e bares.


E aí viajante, difícil escolher qual a melhor cidade para o seu intercâmbio na Inglaterra, né?!

Ainda não terminamos, se prepare para conhecer Worthing no próximo post, e caso você tenha perdido o anterior, já falamos sobre Londres, vai lá conferir! Mas antes preenche o formulário para concorrer a uma mentoria com a minha assessoria.

IR PARA FORMULÁRIO




  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto