• Ana Stier

#Intercâmbio - Japão

Namastê viajantes,



Seguimos viagem rumo ao Japão! Sim, dentre as 20 melhores escolas de idiomas que selecionei pelo mundo Tóquio também está entre elas!


A capital do país pode agradar turistas e estudantes do mundo todo por suas extremidades, de um lado uma cidade frenética, agitada, rodeada de prédios ultra modernos, tecnologia a todo vapor. Do outro lado templos, palácios antigos, santuários e museus. Posso dizer que Tóquio é o equilíbrio perfeito para se viver.



E por essas e muitas outras razões - que eu vou te contar ao longo deste texto - eu escolhi o Japão como um lugar sensacional para a sua experiência de intercâmbio. Mas antes quero saber de você viajante, em que pé está o planejamento da sua viagem? Tem apenas interesse? Já está guardando dinheiro para investir neste sonho? Está de malas prontas? Ou ainda não conseguiu tirar do papel seu sonho de estudar fora do país?


Seja qual for o estágio em que você esteja, quero te ajudar a tirar todas as suas dúvidas e te provar que você pode sim fazer um intercâmbio seguro e de qualidade. Se você tem muita vontade em viver essa experiência mas ainda não tem ideia para onde ir, faz um tour pelos conteúdos do meu blog, conheça um pouco sobre os outros países que também estão localizadas as 20 melhores escolas de idioma selecionadas por mim.


Não se esqueça de ouvir o seu coração, costumo dizer que não somos nós que escolhemos o destino da nossa viagem mas sim o destino é quem nos escolhe. Ou então, se estiver inseguro, cheio de dúvidas, precisando de alguém experiente no assunto para te ajudar a dar o pontapé inicial, vai lá no final deste texto e preencha o formulário que deixei disponível para vocês. Vamos de uma vez por todas fazer desse sonho uma realidade na sua vida.


Imagina que Tóquio já superou a marca de 9 milhões de habitantes e atualmente está entre os destinos que mais atraem estudantes e turistas apaixonados pela cultura e principalmente seu idioma. A metrópole chama muita atenção não somente pela organização, limpeza e segurança que são tão populares no mundo, mas também pela receptividade do povo japonês.


Se tratando de brasileiros então… é incrível como são apaixonados pela nossa cultura, pelo nosso povo e por nossa hospitalidade. E estão sempre dispostos a retribuir toda essa admiração, não à toa que nos sentimos queridos e valorizados por lá, o que é muito legal pois quando você se dá bem com as pessoas do país em que você está, tudo fica mais fácil.

Se engana quem pensa que precisa falar japonês para se comunicar por lá, aliás, as pessoas deste país estão muito mais avançadas quando se trata de idioma, boa parte da população já fala fluentemente Inglês e já está aprendendo seu segundo ou terceiro idioma, inclusive na escola que eu escolhi na Alemanha tinham alguns japoneses matriculados em vários cursos. Isso é maravilhoso porque o Japão entende, apoia e incentiva jovens e adultos aprenderem outros idiomas e também investem muito no ensino. É em Tóquio que está localizada as melhores universidades do Japão, então caso você tenha o sonho de permanecer no país para estudar, vale muito a pena investir no ensino de Tóquio.





Ana, e o custo de vida em Tóquio?


Bom, estamos falando da cidade mais populosa e também da capital do Japão, então se prepare para um investimento um pouco maior. O aluguel de um apartamento (de 1 quarto) em Tóquio por exemplo, você vai pagar a média de 80,000 – 150,000 ienes, (em torno de 4.000,00). É bastante coisa, mas no caso dos estudantes, tem a opção que é bem mais vantajosa das acomodações que a própria escola oferece. Entre as opções: Guest House - são apartamentos de baixo custo, mas o preço varia de acordo com a necessidade do estudante (acomodação privada, compartilhada, etc), em geral são todos mobiliados, cozinha e banheiro compartilhados. Homestay - casas de família japonesa, a melhor opção na minha opinião. Ainda mais se tratando de uma relação entre brasileiros e japoneses. Com toda certeza a família que você escolher vai querer saber tudo sobre futebol, Rio de Janeiro e as nossas maravilhosas praias. E tem também os hotéis mais econômicos que ficam em vários pontos da cidade, os quartos são privados, banheiro individual porém não tem cozinha compartilhada. O valor desse tipo de acomodação está em torno de R$300,00 por dia.


Com relação aos cursos, são 4 opções que a escola oferece aos alunos:


Curso geral > Dividido em 8 níveis de 10 semanas cada. São 20 aulas por semana o que totaliza 200 aulas por período. Este modelo é destinado a quem quer aprender e dominar a língua japonesa. Nesse caso os alunos serão destinados à turma de nível adequado depois de realizarem uma avaliação de nivelamento.


Curso Prático e Conversação > Destinado para o aluno de nível básico ao intermediário. A didática dos professores é dar ênfase ao uso imediato da língua através da comunicação em japonês.


Intensivo de Verão > Este curso acontece durante 3 semanas do mês de Agosto de todo ano e aborda as principais bases do intensivo: Gramática, Conversação, Preparação para Proficiência (JLPT) e Comunicação Empresarial em Japonês.


Aulas particulares > O aluno que sentir necessidade também pode optar pelo programa de aulas particulares da escola. Este modelo propõe flexibilidade quanto ao aprendizado dos conteúdos se tratando de horários, local e etc. Toda grade de estudos é feita entre professor e estudante, o maior benefício é que o aprendizado pode ser monitorado de perto pelos profissionais da escola.



Agora que você já sabe um pouco sobre a escola e também sobre esse país que eu amo de paixão, deixa eu te falar sobre o visto. Você vai precisar da seguinte documentação:



Passaporte com validade mínima de 06 meses.


• Caso já tenha possuído visto japonês, apresentar o passaporte onde está o visto.


• 01 Foto 3x4 recente (máximo 06 meses).


• Formulário para solicitação de visto devidamente preenchido e assinado igual ao passaporte (preenchimento orientado pela Mundial Vistos).


• Imposto de renda completo de pessoa física e o recibo de entrega.


• Reserva da passagem aérea de ida e volta.


• Documento que prove finalidade da viagem.


• Cronograma da viagem (em modelo da embaixada ou roteiro de viagem da agência de viagem).


• Cópia do RNE (para estrangeiros).


• Carta convite, no caso de hospedar-se em casa de parentes ou amigos se for a negócios acrescentar:


• Carta da empresa (em modelo da embaixada) detalhando o motivo da viagem, relacionando nomes, telefones e endereços das empresas a serem visitadas, e mencionando o responsável pelo custeio das despesas.


• A assinatura do formulário deverá ser igual à do passaporte.


• O consulado poderá solicitar quaisquer documentos complementares para finalização do processo de visto, quando achar necessário.


• É aconselhável apresentar cópias das documentações apresentadas.


• Consultar documentação exigida para jurisdições de outras regiões do Brasil.


Viajantes, essas foram as principais informações que você precisa saber se seu sonho for estudar japonês no Japão. Se ficou alguma dúvida não se esqueça de preencher o formulário abaixo e concorrer uma mentoria com a minha assessoria de intercâmbio, vamos esclarecer tudo para você, ok?

IR PARA FORMULÁRIO

Nos vemos no próximo destino


Namastê



  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto