• Ana Stier

#Intercâmbio - Irlanda




Atenção viajantes, nosso destino de hoje é Irlanda!


Apertem os cintos pois vem aí uma série de informações sobre esse país que por muitos motivos você vai se encantar assim como eu. Para quem não sabe a Irlanda é a terceira maior ilha da Europa e considerado um dos destinos mais procurados por intercambistas por ser uma região de um povo muito acolhedor, festeiro e também por não haver tantas exigências para estudar no país.



Viajantes, aproveitando o momento, vou deixar o link no final deste artigo para você preencher um formulário e concorrer uma mentoria com a minha equipe. Digo e repito que a mentoria de intercâmbio é a luz que falta para você finalmente tirar a ideia de fazer uma viagem dos sonhos do papel. Portanto não deixem de se inscrever.


Sabe do que eu gosto da Irlanda? A boa reputação no que diz respeito ao custo de vida, considerado o mais baixo da Europa o que acaba atraindo muitos turistas e intercambistas. Embora ainda tenha resquícios da cultura Celta e construções medievais preservadas pelas cidades - o que na minha opinião faz do país ainda mais atrativo - a Irlanda tem uma infraestrutura totalmente pensada em receber estudantes de todas as regiões do mundo. E posso garantir que o país vai muito além de cerveja, festas e povo acolhedor. Na Irlanda você vai se deparar com uma natureza incrível e o melhor é que o país oferece os melhores cursos de idiomas e graduações, como a escola que escolhi para o seu intercâmbio que está entre as 20 melhores do mundo e fica em Dublin.


- Ana, mas eu já ouvi falar que Dublin é cheio de brasileiros.

A Irlanda em geral tem bastante brasileiros sim, mas isso não quer dizer que você não possa fazer seu intercâmbio por lá. Na verdade vai depender muito mais do seu esforço e disciplina em fugir dos brasileiros do que deixar de fazer sua viagem para determinadas regiões. Pensando nisso, a unidade que escolhi para a sua imersão é considerada premium no quesito ensino e mais, pouquíssimos brasileiros.


Volto a dizer que sou total a favor de que seu intercâmbio seja o mais imerso possível na cultura do país de sua escolha. Quanto mais por dentro das atividades culturais e sociais que sua escola oferecer, quanto mais amigos nativos você fizer, quanto mais participar dos eventos locais, quanto mais fizer coisas que qualquer nativo faz (ir na padaria, no mercado, ler rótulos dos produtos, ir ao cinema, pedir informação na rua mesmo sem precisar) mais você fará seu intercâmbio valer a pena.


Hermanos, muitos me perguntam se eu recomendo uma experiência de intercâmbio de 4 semanas. Não recomendo em Dublin pois é um destino com muitos brasileiros. Talvez você precisaria de um período um pouco maior para se aprofundar nos costumes locais e aí sim estar onde os brasileiros não estão. Os países que eu recomendaria para o seu intercâmbio de 1 mês é Malta ou até mesmo África do Sul. Se você se interessou por esses dois destinos, aproveita e confere minhas experiência de intercâmbio por lá.


Outro ponto positivo de Dublin é que lá você pode tranquilamente estudar e trabalhar no período do seu curso de Inglês, aliás, isso é uma prática muito comum e organizada muitas vezes pela própria escola. Nesse caso é necessário que o aluno se matricule no programa de duração mínima de 25 semanas.


Já são mais de 25 anos no mercado trabalhando e atendendo estudantes do mundo todo com muita competência, dedicação e novidades. A escola de idiomas de Dublin é totalmente comprometida com o aprendizado do aluno e tem um jeitinho muito particular de suprir cada um a sua necessidade. O que também me chamou a atenção nessa unidade é que é uma escola que se preocupa em se atualizar e estar em constante transformação. Oferece programas intensivos, super intensivos, aulas particulares, preparatórios para exames, curso de graduação e pós-graduação, formação de professores e acreditem, até programas voltados às férias de crianças e adolescentes.


Eu que fiz meu primeiro intercâmbio aos 15 anos posso dizer que o quanto mais cedo tivermos uma experiência fora do país, mais segurança desenvolvemos para explorarmos o mundo. E foi exatamente esse sentimento que tive ao conhecer a escola de Dublin, segura em compartilhar com vocês.


Caso você precise de hospedagem a escola também pode te ajudar com vários tipos de acomodação: casa de família - que varia de 20 à 50 por semana - residência estudantil - média de €270 por semana, tudo depende da sua necessidade.


Sobre os vistos, aqui estão as informações que você precisa saber para fazer seu intercâmbio na Irlanda


Aos brasileiros que pretendem realizar viagens de estudo à Irlanda segundo o site atualizado da Mundial Vistos:


  • Necessário passaporte com validade mínima de 06 meses


  • Não é preciso de visto no período de 90 dias


  • Recomenda-se aos brasileiros que planejam frequentar cursos de inglês na Irlanda que busquem informar-se atentamente sobre a situação das instituições de ensino escolhidas. Após a publicação de denúncias na imprensa local (abril de 2014), as autoridades irlandesas iniciaram investigações sobre a falta de rigor no controle da frequência dos alunos, e suspenderam a emissão e renovação de vistos para alunos de algumas instituições.


  • A Embaixada do Brasil em Dublin (dublin.itamaraty.gov.br), que vem acompanhando o assunto junto às autoridades irlandesas, recomenda aos brasileiros que desejam estudar inglês na Irlanda que procurem inscrever-se em escolas credenciadas pela “Accreditation and Co-ordination of English Language Services” (ACELS).



Não se esqueça, clique no link abaixo e se inscreva para concorrer uma mentoria de intercâmbio com a minha equipe IR PARA FORMULÁRIO


  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto