• Ana Stier

#Intercâmbio - Reino Unido - Parte 1

Atualizado: Mai 20




Olá viajante, pronto para conhecer mais um país?

Na Inglaterra são seis cidades que escolhi para seu intercâmbio. Você vai conhecer desde os locais mais badalados como Londres até as cidades menores, portuárias e as litorâneas.



Eu sei que tenho compartilhado com você um destino mais tentador que o outro e tenho certeza que as informações que dividido por aqui te ajudarão no momento de decidir qual o melhor destino do seu intercâmbio. É claro que sempre acaba ficando algumas dúvidas, isso é normal. Antes de planejar meu primeiro intercâmbio eu pesquisava, lia depoimentos de pessoas que já tinham tido a experiência de morar fora do país e conversava com intercambistas experientes. Mas ainda assim me sentia insegura muitas vezes com relação ao destino, a escola, hospedagem, amizades, etc.

Pensando nessa fase que passei na minha trajetória de viajante, saí pelo mundo afora buscando referências e mais aprendizados sobre intercâmbio e principalmente sobre as escolas que indico aqui para você que certamente foram escolhidas a dedo. Idealizei uma assessoria de intercâmbio, treinei mentores que também já tiveram experiências de imersão fora do país e que sabem exatamente como lidar com esse momento de dúvidas que todos nós temos antes de partir para longe de casa.


Para você entender exatamente como funciona a minha assessoria, deixei um material bem explicadinho sobre o assunto e também como você pode se inscrever para a assessoria de intercâmbio. Acessa o link lá pois eu tenho certeza que vai te ajudar muito.

https://www.anastier.com/assessoria-de-intercambio



Vamos conhecer um pouco mais sobre Londres?

A capital da Inglaterra com seus quase 9 milhões de habitantes está entre os destinos mais procurados para turismo e estudo. Fazer intercâmbio em uma metrópole como Londres pode ser enriquecedor pela variedade de lazer, imagina que só de parques espalhados pela cidade já contabiliza 1800 opções e mais de 300 tipos de museus.


Mas devo te orientar que cidade grande tem esse ponto negativo, a quantidade de turista pode atrapalhar o aprendizado da língua e para que seu intercâmbio realmente seja um sucesso você precisa fugir dos brasileiros. Por isso costumo dizer que as imersões em cidades pequenas são as mais proveitosas, a chance de você conviver com pessoas da mesma nacionalidade é bem menor e sem contar que você vive muito mais profundamente a cultura local.


O idioma é o Inglês britânico e para quem se preocupa com o sotaque pode ficar super tranquilo pois o aprendizado da língua é a mesma seja ela a região que estiver. Posso garantir que você vai conseguir aprender perfeitamente.


O custo de vida na europa não é dos mais baratos, ainda mais se tratando da capital da Inglaterra. Mas com muito planejamento financeiro é possível sim fazer sua imersão e aproveitar muito o que de maravilhoso a cidade oferece.


A moeda local é chamada libra esterlina e geralmente oscila entre 4 e R$5,00, depende muito do momento financeiro.

Em Londres você pode escolher qual o lazer mais te interessa: teatros, musicais, parques, bares, museus ou galerias. Mas é claro que os passeios clássicos você não pode deixar de conhecer como o Palácio de Buckingham, o Big Ben, a St. Paul Cathedral e a London Eye.


A vida noturna é bem famosa, são muitas variedades de bares, pubs e baladas. Quem gosta de uma cervejinha vai curtir, em Londres a bebida é servida em “pints” que é a unidade de medida local, ela equivale a 473 ml.


Posso dizer que Londres é bem imprevisível quando se trata do clima. Apesar de não chover tanto quanto Sidney e Austrália por exemplo, a característica da cidade são os dias cinzentos com garoa fina. Um tanto quanto parecido com Curitba hehehe.

De junho a agosto (verão) a temperatura pode variar de 15 a 20º e no inverno os termômetros chegam a registrar 5/6º na capital havendo chances de neve.


Para explorar a cidade você pode contar com a eficiência dos metrôs, o meio de transporte mais utilizado entre os nativos e também pelos turistas. Mas também pode optar por ônibus, bondes, overground e até teleféricos ou barcos. Você pode comprar passagens avulsas ou utilizar o cartão transporte da cidade.





Dica da Ana: Como eu tenho certeza que você vai aproveitar sua imersão para explorar tudo o que a cidade oferece, então eu recomendo que você compre o cartão transporte, ele tem o custo de 5 libras, é recarregável e você pode adquirir em qualquer estação. Sem contar que é bem mais barato do que comprar passagens individuais.


Das vantagens em fazer um intercâmbio em Londres é que você também pode agregar sua imersão conhecendo países vizinhos como Irlanda, Alemanha e Bélgica. Isso é muito comum entre os turistas e estudantes e eu super recomendo caso você tenha tempo.


Estudar na escola que eu escolhi como uma das 20 melhores do mundo é enriquecedor pois a unidade oferece muitas variedades de curso para o aprendizado da língua. Aliás, não só para quem quer aprender o inglês mas também àqueles que estão se preparando para testes de proficiência ou até mesmo para quem quer aprimorar o Inglês.


Você sabia que pode optar em fazer seu intercâmbio de duas semanas?


Na escola de Londres você tem a possibilidade de estudar por duas semanas caso não possa ficar mais tempo. E como esse tempo é curto sua dedicação tem que ser ainda maior com o aprendizado para ver resultado na sua imersão, não se esqueça disso. Explore muito mais a cidade, conviva com os nativos, participe das atividades que a escola oferece, tenha uma vida mais parecida possível com os londrinos.


Os pacotes de cursos variam muito entre 400 a 700 libras, depende muito do tipo de programa da sua escolha. Eu sempre sugiro que você negocie diretamente com a instituição pois assim pode até conseguir valores diferenciados.


Dica da Ana: Quando pesquisar sobre escola preste bem atenção na quantidade de aluno dentro da sala de aula e também se há muitos alunos brasileiros na mesma turma. Isso é fundamental primeiro porque quanto menos aluno mais atenção o professor pode te dar e segundo que alunos da mesma nacionalidade na mesma sala de aula pode acabar atrapalhando o aprendizado, nesse caso temos uma tendência muito grande em falar a nossa língua mãe. E isso é tudo o que você precisa evitar lá fora.


Na escola de Londres as turmas são fechadas com no máximo 10 alunos. A unidade possui sala de estudos com projetores, sala de informática com computadores e tablets, serviço de aconselhamento universitário e um até telefone de emergência que funciona 24 horas caso necessite.


A escola de idiomas que eu escolhi em Londres oferece também:


- Acomodação em casa de família com pensão completa

- Aluguel de livros e materiais adicionais

- Teste de nível de entrada no início do curso e pacote de boas-vindas

- Certificado de participação e relatório individual do aluno

- Transfer do aeroporto à chegada e partida

- Pensão completa, acomodação em casa de família com quarto individual para cada Líder de Grupo por 15 alunos


Continue acompanhando o blog porque o post ainda não acabou. Depois de compartilhar com vocês informações sobre as outras cidades da Inglaterra vamos falar sobre o visto!

Namastê!


  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto