• Ana Stier

#Intercâmbio - Canadá



Namastê viajantes!


Hoje vim contar para vocês sobre minha experiência no Canadá, esse país tão procurado não só por quem ama o clima frio (a temperatura pode chegar a -10º no inverno), mas também pela infraestrutura que o país oferece, que por sinal lembra muito os Estados Unidos, porém - na minha opinião - com pessoas mais amigáveis e custo benefício bem melhor. Viajantes, para quem não sabe tenho uma assessoria de intercâmbio que pode te ajudar a realizar o seu sonho de viajar pelo mundo para aprender ou aprimorar o seu Inglês. Como já fiz alguns intercâmbios, selecionei as 20 melhores escolas de Inglês pelo mundo para que você tenha uma experiência incrível!


O Canadá mesmo é um país que me encanta por várias razões, entre elas adoro o fato dos nativos terem pouco sotaque, o que facilita muito para aprender o idioma. Sabe, são muitas cidades que eu poderia indicar para a sua experiência de intercâmbio nessa região, mas vou compartilhar com vocês as duas opções que considero as melhores para um intercâmbio inesquecível. E vou também deixar um link no final deste texto para você preencher um formulário e concorrer uma mentoria de intercâmbio com a minha assessoria.


Toronto




Toronto, a maior cidade do Canadá há muito tempo permanece entre os locais mais requisitados tanto para quem deseja aprender quanto aprimorar o Inglês.


Mas antes de começar sua experiência por esse destino, você precisa providenciar ou atualizar seu visto que é obrigatório para qualquer finalidade de sua viagem: negócios, estudo ou moradia, mesmo que vocês esteja se programando para um período de 4 semanas por exemplo. Portanto programe-se com uma antecedência mínima de 6 semanas para reunir a documentação necessária e dar entrada nesta autorização.


Como nosso maior compromisso é te ajudar a ter uma experiência incrível nesse e em qualquer outro país, sugerimos sempre o auxílio de uma assessoria especializada neste assunto, ok? Ah, não se esqueça do Seguro Viagem Internacional. Este documento é importante e obrigatório mesmo que vá ficar um dia apenas no exterior. Para o Canadá normalmente o seguro viagem já inclui assistência médica, seguro de vida, cancelamento de vôos, auxílio viagem e até reembolso em caso de extravio de bagagens. Um bom seguro vai custar em média R$25,00 p/dia.



Na minha última passagem por Toronto, tive uma experiência incrível de me hospedar em casa de família. Fui muito bem recebida e me senti totalmente à vontade. Aliás, esse é o tipo de acomodação que super recomendo pois quando você se hospeda na casa de família você está ainda mais imerso à cultura e idioma local, o que facilita e ajuda ainda mais o aprendizado. Dica!! Se o objetivo da sua viagem for aprimorar o idioma ou até mesmo aprender o Inglês, procure não conviver com outros brasileiros. Mesmo que você tenha familiares ou amigos morando na mesma cidade, sugiro que você opte por outras formas de hospedagem, de preferência com nativos ou em lugares que você tenha contato com outros intercambistas, como alojamentos das escolas por exemplo.


E por falar nisso, depois de conhecer algumas instituições de Toronto me sinto segura e tranquila por vários motivos com a escola de Inglês que escolhi. Como por exemplo a localização. Estudar na região central de Toronto é maravilhoso pois tenho a chance de explorar ainda mais os bares, lojas, cinemas, restaurantes (inclusive veganos e vegetarianos). Facilita também meu deslocamento para qualquer outro lugar da cidade ou também posso aproveitar todo entretenimento ao redor.


Durante os dias em que participei das aulas me surpreendi com a metodologia de ensino. A começar pelos professores que não falam outra língua em sala de aula que não seja Inglês, mesmo com as turmas de iniciantes. É imersão total! Além disso, as aulas e o ensino são muito descontraídas, os professores são excelentes e muito divertidos, o que torna o aprendizado ainda mais fácil e gostoso. Ah, o mais sensacional é que a escola também oferece turmas para pessoas de seus mais de 40 anos. Incrível!



A escolha dessa escola foi tão especial que quando eu soube que ela também promove passeios nos fins de semana fiquei super empolgada para contar para vocês, afinal não é qualquer instituição que se preocupa em agregar lazer e cultura ao aprendizado. E sabe o que foi ainda melhor? Nesses passeios que fiz pude treinar meu Inglês em uma situação totalmente diferente do habitual. Isso é maravilhoso porque pude expandir ainda mais meu vocabulário. Viajar é ainda mais enriquecedor quando você se compromete a estar presente em todas as experiências. Escolha estar de corpo e alma e sentir o que o universo quer te entregar. É divino.


Como se não bastasse me apaixonar pela escola e toda estrutura do Canadá, em Vancouver não é diferente. Enquanto algumas pessoas optam pelo intercâmbio em Toronto por conta do frio, há quem ame o clima mais ameno da cidade de Vancouver. A definição de Vancouver é natureza, é a cidade considerada mais verde do Canadá, são mais de 25 mil lagos! Dá pra acreditar?! Essa é uma das principais razões que atraem tantos turistas à cidade. Além disso, a natureza é presente em todos os lugares, a cidade é mapeada por montanhas, praias e florestas. Um combo perfeito para quem gosta de qualidade de vida.


Vancouver é multicultural, a junção dos povos reflete também na culinária local. Lá você vai encontrar restaurantes chineses, japoneses, indianos, italianos com total facilidade. O idioma é o Inglês mas existem algumas regiões em que se fala Francês também. Para estudar em Vancouver segue a mesma série de documentação de visto para Toronto. O que muda é a documentação necessária da escola em que você vai estudar neste local.


Viajantes, para a sua incrível experiência de estudar ou aprimorar o Inglês, não poderia escolher uma escola que melhor atendesse os alunos. Já são mais de 30 anos assistindo jovens e adultos do mundo todo com um ensino impecável, confio de olhos fechados.


O que mais me chama a atenção são as escolas que pensam em tudo, até mesmo na acomodação do aluno. Sim, na escola que eu escolhi em Vancouver eles se preocupam até mesmo em oferecer um lugar incrível pra você morar no período do seu intercâmbio.


Na escolha do tipo de curso que você quer fazer, existem algumas opções em que a escola de Vancouver é perita como: aprimoramento do inglês com foco em negócios, preparação para o First Certificate in English, o exame do primeiro certificado da Universidade de Cambridge, Inglês Regular - foco em aperfeiçoar o idioma, o mais procurado pelos intercambistas, e o um dos exames mais populares do mundo, o International English Language Testing System (IELTS) totalmente focado em auxiliar o aluno a utilizar a língua inglesa para estudo e trabalho. Viajantes, eu espero que depois de todas essas maravilhas do Canadá você compre hoje mesmo sua passagem e já entre em contato com a escola que escolhi para você fazer seu intercâmbio. Essa experiência de vida será inesquecível!



Se você é o tipo de pessoa que prefere estar longe das metrópoles mas mesmo assim busca uma cidade com uma boa infraestrutura para o seu intercâmbio, então eu tenho dois lugares para te indicar:



Victoria




Victoria fica na ponta sul da Ilha de Vancouver situada na costa Oeste do Canadá e foi eleita uma das cidades mais simpáticas do mundo.não faz tanto frio como em outras regiões do Canadá, a temperatura varia entre 20º (summer) 6º (winter). Um dos lugares mais frequentados de Victoria é o porto Inner Harbor considerado um dos portos mais bonitos do mundo que une a beleza da arquitetura de 1800 com as ruas históricas.


No verão turistas do mundo inteiro aproveitam os festivais culturais que acontecem aos arredores. Mas o que mais chama a atenção mesmo deste ponto turístico de Victoria, são as embarcações de passeios de ecoturismo e observação de baleias que saem dali. Eu diria que Victoria é a verdadeira cidade cheia de glamour e calmaria. Algumas pessoas já me perguntaram se fazer intercâmbio em cidades pequenas também dão resultado. A minha resposta é que SIM e muitas vezes muito mais resultado que as grandes cidades.


Primeiro porque a maioria das pessoas que pensam em fazer um intercâmbio optam por cidades maiores ou cidades mais populares e em uma cidade pequena a chance de você encontrar outros brasileiros se torna muito menor, segundo porque muitas vezes seu intercâmbio pode sair bem mais barato do que se você escolhesse um destino relativamente comum, terceiro e o mais importante, nas cidades menores estamos sempre muito mais imersos à cultura local, o que ajuda 10x mais no aprendizado do idioma. Pensem nisso viajantes.


Calgary





Em Calgary posso dizer que é a mistura entre a cidade grande mas com a qualidade de vida de uma cidade pequena. A diferença é que em Calgary tem mais opções de restaurantes, bares, baladas e lojas, mas mesmo assim não deixa de ser uma cidade com seu aconchego natural. Por falar em natural, por ali se vê muitas belezas naturais como as montanhas rochosas e a tão conhecida Pradaria de Alberta. Se você estiver em Calgary não pode deixar de conhecer este lugar. A cidade de Calgary também é muito forte no quesito educação, lá está a melhor universidade da região, a University of Calgary.


Por esse e outros motivos escolhi tanto Calgary quanto Victoria dois lugares de grande potencial para o seu intercâmbio. A escola de ambas as cidades é a mesma e oferece programas para quem necessita aprimorar o idioma com foco em Business, tem também o estudo focado no primeiro certificado da Universidade Cambridge, preparatório IELTS, TOEFL, TOEIC e programas destinados à adolescentes com acomodação. Adorei as instalações da unidades também, são super confortáveis, localização excelente - próximo a estações de trem, pontos de ônibus, mercados, bares, restaurantes e lojas.


Vistos


Sobre os vistos, cada finalidade tem seus documentos necessários. Vou compartilhar com vocês as principais informações para tirar o visto em suas respectivas categorias:


Visto de estudante: ideal para quem vai estudar no país pelo período de 6 meses ou mais. Algumas escolas concedem o direito do aluno trabalhar no período de estadia pelo país, mas não são todas, é preciso se informar muito bem antes.


Para facilitar a organização da sua viagem, vou compartilhar com vocês a documentação necessária para tirar o visto, anotem aí: A minha assessoria de intercâmbio vai te ajudar com toda documentação do visto.


  • Passaporte com validade mínima de 6 meses

  • Formulários

  • Passaporte anterior (se tiver)

  • Extratos bancários dos 3 últimos meses

  • Cópia completa da última declaração do imposto de renda com recibo de entrega

  • 2 fotos 3x5 colorida e recente

  • Cópia dos 3 últimos holerites (p/ empregados)

  • 3 últimos pró-labores (p/ empregadores)

  • Comprovante de escolaridade

  • Carta de aceitação do curso


Não se esqueça de acessar o link abaixo e concorrer uma mentoria com a minha assessoria de intercâmbio.

IR PARA FORMULÁRIO


Namastê






  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto