• Ana Stier

Intercâmbio na África do Sul





EXPERIÊNCIA, EMPATIA, ARTE, CULTURA E ESPERANÇA


Essas foram as palavras que escolhi para (tentar) resumir a África do Sul e minha experiência por lá. O país é um mundo à parte do resto da África e uma excelente opção para quem quer aprender inglês, sair da zona de conforto e viver uma cultura bem diferente da nossa.

Na África do Sul, aprendi a ver beleza em cada sorriso, e consegui sentir que por trás de todos os olhares que cruzaram meu caminho havia (muita) história. História de um povo batalhador que sofreu muito para conquistar o simples direito de poder trabalhar.


A África do Sul tem 11 idiomas oficiais – incluindo alguns com sons que nunca imaginei ouvir na vida, como os do Zulu –, mas a maior parte da população fala inglês britânico, porque o país foi colonizado pelos Ingleses.

Aprendi por lá que sanduíche com batata frita no meio fica delicioso, o que aumentou mais do que nunca minha consciência ambiental em relação à água*.

Se você quer uma opção mais em conta para aprender inglês definitivamente, recomendo que vá para a África do Sul. De zero a dez, minha experiência foi onze!



Neste vídeo, mostro para você como é fazer um intercâmbio em Cape Town e como foi minha experiência por lá.





*A crise hídrica da Cidade do Cabo não é de hoje. Ao longo dos últimos três anos a região vem enfrentando uma forte escassez das chuvas que, somada ao consumo desenfreado, culminou em uma crise sem precedentes. Não aconteceu da noite para o dia. Em 2017, o volume total das barragens chegou a diminutos 27,3%. Mas, até pouco tempo atrás, aposto que você não tinha ouvido falar uma única sílaba sobre a situação. Foi apenas no comecinho de 2018, após o governo local tomar medidas mais fortes de contenção que os principais veículos de comunicação mundial começaram a cobrir a crise da água com mais afinco. De um dia para o outro, eram hordas de notícias… a maioria delas desenhava um cenário catastrófico. No chamado “Day Zero”, Cape Town poderia se tornar, talvez, a “primeira metrópole sem água do mundo”.




  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto