• Ana Stier

#Intercâmbio - Austrália

Atualizado: Mar 27






(Byron Bay - Sydney - Gold Coast - Brisbane)


Se seu coração pede por um destino com praias, muito contato com a natureza, alimentação mais saudável, um lugar alternativo, com pessoas super receptivas, então o seu destino é a Austrália. O país dos Koalas e Cangurus está entre os mais procurados pelos intercambistas mesmo com o custo de vida sendo um dos mais altos. A regra é simples, quanto maior a cidade maior o custo de vida. A média para um estudante viver em Sydney por exemplo é de AUD 390 a AUD 640 por semana, enquanto em Gold Coast a média semanal varia de AUD 270 a AUD 480 e em Byron Bay fica na faixa de AUD 200 a AUD 300 por semana, mas o custo de vida varia muito de pessoa pra pessoa. Essas e outras informações você pode saber acessando o link no final deste texto e preenchendo o formulário para concorrer uma mentoria com a minha assessoria.


O que posso dizer de antemão é que tudo o que eu vi e conheci da Austrália, a cidade que eu recomendo de olhos fechados para fazer do seu intercâmbio um sucesso é Byron Bay, sem dúvida nenhuma. E daqui a pouco você vai entender o porque.


Geograficamente falando, a Austrália está entre os melhores lugares para a prática de surf porque as encostas e chão de cascalhos tornam as ondas bem convidativas para o esporte, fato que atrai turistas e intercambistas do mundo todo. Falando nisso, vocês sabiam que somam-se mais 10 mil praias em todas a extensão litorânea da Austrália inclusive a maior parte da população mora a menos de 50 km do litoral? Além disso tem outras curiosidades que quero compartilhar com vocês.



Você Sabia?



  • São mais de 200 dialetos falados em toda Austrália, mas o idioma oficial é o Inglês

  • Camberra é a capital da Austrália e não Sydney como muitos pensam

  • Considerado um dos melhores países para se viver, Austrália possui o mais alto salário mínimo.

  • A Rainha Elizabeth é também a Rainha da Austrália


Byron Bay



Bom, agora quero contar para vocês sobre a escola de Inglês que conheci e me apaixonei. Chegando na cidade de Byron Bay com aproximadamente 30.000 habitantes, já me deparei com as opções veganas se destacando mais que as carnes nas geladeiras dos mercados. Naquele momento pensei “já gostei deste lugar”. E realmente amei!


Aí vai uma dica para vocês: quem me conhece sabe que coleciono muitas viagens e alguns intercâmbios na minha vida e se tem uma coisa que eu aprendi e compartilho com vocês é a diferença de imersão de uma cidade grande para uma cidade pequena como Byron Bay. Muitas pessoas ainda acreditam que para estudar fora é preciso optar por uma cidade grande, mas é bem o contrário, quanto menor a cidade mais imerso estamos à cultura e idioma e consequentemente aprendemos muito mais.


Eu sinceramente amei todas as cidades da Austrália, cada uma com suas características particulares. Mas se tratando de aprendizado sem dúvida diria para vocês escolherem Byron Bay para a sua experiência. Lá é uma cidade com muita oportunidade de trabalho e a chance de você interagir com brasileiros é quase nula o que também é um fator super positivo.



Byron Bay é lindamente sustentável por onde você passa. Já no primeiro dia de estadia fui conhecer a escola de Inglês e soube que essa é a primeira escola fundada na cidade e desde 1998 oferece cursos de Inglês de alta qualidade e ainda une a experiência educacional com diversão e integração multicultural.


Em Byron Bay você vê a natureza presente em todos os lugares, inclusive a escola é rodeada por uma área toda arborizada and guess what!!! Descobri que posso fazer aulas de Inglês + Surf nesta escola. Que maravilhoso! E mais, a escola oferece acomodações dos tipos mais variados: casa de estudantes, homestay (casa de família) hostel, e até farmstay onde os alunos podem viver e trabalhar em uma fazenda no período do seu intercâmbio.


Dentro de sala de aula acompanhei a metodologia usada pelos professores e adorei o dinamismo em que eles ministram a classe, além da clareza e todo suporte que eles oferecem aos alunos. Criatividade e bom humor estão super presentes em cada aula. A localização também foi um ponto positivo para firmar essa parceria com a escola. São muitos os atrativos ao redor, restaurantes, correios, parques, centro histórico, mercados, baladas, etc.


A escola que escolhi para o seu intercâmbio em Byron Bay está entre as 20 melhores escolas do mundo e é também uma escola que investe em lazer além dos estudos. Vivi uma experiência muito legal em que os intercambistas de vários países se reuniram para um churrasco e na ocasião interagimos uns com os outros, praticamos o Inglês, conhecemos novas culturas, novas palavras e expressões. Quem me conhece sabe que sou super a favor desse tipo de intercâmbio pois são esses momentos de descontração que a escola oferece que enriquecem nosso vocabulário e saímos das mesmices de aprendizados.


Outra dica da Ana aqui é se você optar em fazer o intercâmbio em Byron Bay não pode deixar de ver o pôr do sol em Main Beach. Além de curtir o visual, as pessoas se reúnem para fazer piquenique, tocar um violão, meditar, ou simplesmente apreciar o sunset. É mágico!



_________________



Brisbane



Queridos viajantes, a cidade de Brisbane é encantadora. Quando eu contar para vocês sobre a escola de Inglês que escolhi como a melhor da região, vocês também vão se encantar. Quem me conhece sabe que existem alguns requisitos que eu considero básicos no momento de escolher a escola de Inglês para vocês. E a escola de Brisbane atendeu a todos os que eu buscava.


Mas antes vou te contar um pouco sobre essa cidade linda e acolhedora que está entre as que mais crescem e é a terceira maior da Austrália, que é a cidade de Brisbane.


Eu não sabia mas Brisbane é muito famosa pela cultura considerada “amigável”, é uma cidade que aposta muito em eventos culturais, festivais e o clima ameno durante todo o ano é uma das razões pela procura por intercâmbio nesta região. Isso explica o fato da população ser super adepta às atividades ao ar livre, por onde você anda você se depara com pessoas correndo, andando de bike, caminhando e os parques abertos e as praias exuberantes -claro- são sempre ótimas opções para relaxar com os amigos e familiares.


Alguns dos passeios mais legais de se fazer em Brisbane é conhecer a maior colina da cidade, o Mount Coot-tha, Jardim Botânico e o planetário da cidade. Também em Brisbane você pode conhecer o santuário dos Koalas, que cuida e preserva a vida desses animaizinhos que são também o cartão postal da Austrália.


Na margem sul do rio você pode aproveitar a prainha e atrações que tem por lá, incluindo uma feira super legal aos finais de semana e se juntar aos moradores locais para tomar uma cerveja, agora se você, assim como eu é amante de arte, pode assistir um espetáculo no “Performing Arts Center”. Pra curtir um dia de praia você pode pegar uma balsa pra Moreton Island e por último, mas não menos importante, a apenas 2h horas ao norte tem a Grande Barreira de Corais, que é de tirar o fôlego.



Impossível unir tudo isso e mais as experiências que a escola de Inglês oferece e não tornar o seu intercâmbio inesquecível! Os programas de estudos são os mais completos, desde iniciantes ao Inglês com propósitos acadêmicos como o IELTS, EAP, TOEIC. Ou se você quiser pode personalizar sua aula no programa UFO English onde você aprende o idioma no seu tempo. Você “monta” sua aula de acordo com as suas facilidades e dificuldades envolvendo as principais habilidades da língua: gramática, leitura, escrita, escuta, fala.


A escola também oferece suporte para quem tem interesse em estudar e trabalhar. Achei fantástica essa ideia pois existem muitos intercambistas que optam por esse programa justamente para aprimorar ainda mais o idioma e viver de fato a cultura local.


Quanto às acomodações, você pode escolher ficar em casa de família ou em uma típica Casa de Estudantes ou até em um Resort de Estudantes. Ambos têm propostas interessantes e semelhantes. Possuem uma mistura de quartos compartilhados equipados com ar condicionado, mesa de estudo, guarda roupa e estantes ou estúdios particulares, áreas comuns modernas, academia 24 horas, sala de jogos, cinemas, área para churrasco e várias salas de estudo, localizado próximo aos principais pontos turísticos de Brisbane como o Queen Street Mall, South Bank Parklands e o melhor, fica apenas a 10 minutos a pé da escola. A outra opção de acomodação é uma espécie de vila universitária que fica a 10 minutos do centro da cidade com opções de quartos individuais mobiliados,banheiro e cozinha compartilhados. Próximo a lojas, restaurantes, cafés, bares, mercados. Academia free, lounge para estudantes, espaço para churrasco.


_________________


Gold Coast



Se você pensou que Brisbane e Byron Bay eram as duas melhores cidades para estudar Inglês na Austrália está muito enganado. Logo ao lado de Brisbane está localizada a cidade de Gold Coast. É um destino que atrai cada vez mais turistas e principalmente intercambistas.


A cidade pode ser calma e tranquila mais ao sul como em Broadbeach por exemplo, mas também agrada quem prefere um estilo de vida mais badalado como em Burleigh Heads. A natureza em Gold Coast está em todos os lugares, praias paradisíacas, montanhas, cachoeiras, trilhas e até um vulcão desativado que se transformou em um ponto turístico.



Para aqueles que são fãs de parques temáticos Gold Coast tem várias opções com Montanhas Russa, assim como parques aquáticos também. Para uma noite diferente tem opção de desfrutar de um jantar assistindo aos cavaleiros e amazonas em um incrível show no Australian Outback Spectacular. É sensacional!



A escola que eu escolhi em Gold Coast é a mesma de Brisbane, o suporte, atenção, qualidade no ensino, metodologia e estrutura são os mesmos. A localização central é perfeita para os intercambistas, as estações de ônibus e bonde ficam a 250 metros da sede, é também pertinho do famoso “Q1” - o prédio mais alto da cidade - e fica a 500 metros da praia que os turistas amam, a popular Surfers Paradise Beach onde você pode nadar, surfar ou simplesmente reunir os amigos e relaxar na praia. É lá também que estão localizados os melhores restaurantes, bares, cafés, lojas, etc.


Como disse lá no começo, a escola de Inglês segue o padrão de qualidade em todas as suas sedes. Prezam muito pela segurança e conforto do intercambista. As acomodações estão entre a casa de família ou casas estudantis e a escolha depende do objetivo da sua viagem. O Homestay, ou também casa de família são criteriosamente escolhidas para fazer parte do programa da escola. O motivo da grande procura por esse tipo de acomodação é a oportunidade que o aluno tem em se aprofundar ainda mais na cultura local. Conviver com as famílias acolhedoras é duplicar o aprendizado do idioma também. Mas tem também quem prefira as outras opções de acomodações. Quem quer se jogar na experiência de compartilhar acomodação com outros estudantes dos mais variados lugares do mundo, pode optar pelas casas de estudantes que ficam muito perto da escola. Geralmente essas casas de estudantes oferecem quartos duplos ou individuais, e então você compartilha banheiro, sala de jantar, sala de estar e a cozinha com os outros alunos. Os valores variam muito entre US $ 250 a US $ 335 por semana. E programem-se viajantes. A disponibilidade depende da reserva dos estudantes com pelo menos 6 meses de antecedência.


_________________



Sydney



Cheguei em Sydney capital do estado de Nova Gales do sul e não da Austrália como muitos pensam, fica localizado na costa leste e é a cidade mais populosa e multicultural dessa região. Viajante, o ponto negativo de realizar o seu intercâmbio em Sydney é quantidade de brasileiros que você pode encontrar por lá. Portanto, mesmo que você opte por essa região, encontre maneiras de fugir de brasileiros.


Nem bem desembarquei e já fui conhecer a praia e suas piscinas naturais que ficam bem próximos da cidade e foi em Bronte Beach que curti um lindo pôr-do-sol. Se vocês estão pensando em fazer seu intercâmbio em Sydney não podem deixar de conhecer este lugar, além do tão famoso Opera House, um dos monumentos mais marcantes e um dos símbolos mais importantes da Austrália. Lá é simplesmente surreal!!


Logo atrás do Opera House já está o Royal Botanic Gardens, outro ponto super visitado de Sydney que não deixa absolutamente nada a desejar. Outra dica de passeio que eu posso dar para vocês é conhecer o porto de Darling, onde antigamente era um ferro-velho ferroviário hoje foi transformado no National Maritime Museum, repleto de parques, bares e restaurantes populares. Reúna seus amigos do seu intercâmbio e passe uma tarde neste lugar, tenho certeza que vocês vão amar.


No parque natural Wild Life Sydney você pode conhecer um pouco mais sobre os animais mais perigosos da Austrália até os mais fofinhos. Pra quem curte fazer trilha minha dica é caminhar até North Head e curtir MUITO a vista incrível da cidade.



Manos e manas, vocês sabiam que existem aproximadamente 100 praias em Sydney apesar de ter um ar de metrópole é uma cidade que tem seu charme natural. É uma cidade charmosa, repleta de arquitetura vitoriana e jardins públicos. Inclusive o prédio da escola de Inglês que escolhi para o intercâmbio de vocês é um edifício histórico que foi reformado recentemente e mesmo assim manteve algumas características da arquitetura da cidade. O campus fica em Darling Harbour, um dos bairros com maior concentração de lojas, restaurantes, bares e entretenimento em geral e ainda fica a 10 minutos do centro da cidade. Uma das coisas que mais me chamaram a atenção na escola que escolhi é que ela contribui com 100% dos seus lucros para ajudar crianças carentes, eles tem uma fundação própria que auxiliam esse tipo de projeto, o que é fantástico!!


Assim como em Brisbane e Gold Coast as acomodações da escola em Sydney são as mais variadas. É muito comum que os alunos se sintam inseguros nos primeiros intercâmbios, por isso qualidade e ambiente seguro são os principais requisitos da escola. Os tipos de acomodação são bastante similar com as demais escolas: deluxe homestay (casa de luxo que inclui quarto individual, banheiro privativo, apenas 1 aluno por família) homestay family (quarto privativo com mesa, cadeira, guarda-roupa, cama, banheiro compartilhado, máximo 2 alunos por família de nacionalidades diferentes) self cater homestay (quarto privado com mesa, cadeira, guarda-roupa e cama, banheiro compartilhado e sem limites de número de estudantes) under 18 homestay (jovens menores de 18 anos devem optar pela acomodação na casa de família da escola a menos que algum familiar esteja junto ou more na mesma cidade.


De qualquer forma a casa de família também disponibiliza de quarto privado com mesa, cadeira, guarda-roupa e cama. O banheiro é compartilhado e são aceitos apenas 2 alunos por família. E tem a opção de casas estudantis que vai desde a mais moderna e mobiliada com opções de quartos individuais ou compartilhados, com tv, wi-Fi sem limites, máquina de lavar, computadores entre muitos outros atrativos.



Visto


Ana, é necessário visto para estudar na Austrália? Sim, é preciso visto de estudante mesmo que você opte em se matricular no tempo mínimo do curso. Mas não se desespere, é bem simples. Para emitir esta autorização vou colocar aqui os documentos necessários segundo o site atualizado da mundial vistos


Estudos acima de 3 meses:


  • Cópia colorida autenticada do passaporte com validade mínima de seis meses (páginas 1, 2, 3)

  • Formulário 157a preenchido e assinado.

  • Formulário 956 preenchido e assinado

  • 01 foto 3x4 ou 5x7 recente.

  • Contrato social + 03 últimos pró-labores para empregadores.

  • Extratos bancários 3 últimos meses (conta-corrente, poupança, investimentos).

  • Imposto de renda completo com recibo de entrega.

  • 03 últimos holerites e declaração de férias para empregados.

  • Passagem ou print da reserva.

  • Declaração escolar para estudantes.

  • Declaração de custeio (nos casos do responsável não estar viajando com o cônjuge/filho).

  • Para menores, autorização dos pais + formulário 1229 com firmas reconhecidas dos responsáveis.

  • Menor de 18 anos viajando sozinho precisa de carta do tutor na Austrália.

  • Atestado médico, seguro saúde internacional e raio x do tórax (acima de 75 anos de idade)

  • Coe + seguro oshc.

  • Exame médico para cursos superiores a 4 semanas feito por um médico credenciado junto a embaixada. (exames devem ser realizados após solicitação da embaixada)

  • Certificado internacional de vacina contra febre amarela.

  • Prazo para concessão: 20 dias úteis para estudos.

  • Cópia colorida e autenticada do rg.


Bom, depois de todas as maravilhas que te contei sobre essas quatro cidades da Austrália e a escola que escolhi em cada uma delas, tenho certeza que você vai querer arrumar as malas imediatamente e partir para este país que além de tudo é muito receptivo.

Namastê viajantes





Formulário para concorrer uma mentoria com a minha assessoria:

IR PARA FORMULÁRIO


1 comentário
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto